domingo, 7 de outubro de 2012

*Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca; preparar uma cama de acampamento com materiais naturais.


VII - ARTE DE ACAMPAR
Instrutora: Franciele Ferreira
AMIGO

 *Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca; preparar uma cama de acampamento com materiais naturais.
Barraca pronta
Ao escolher uma barraca é preciso levar em conta sua utilização. Para montanhismo precisa ser mais fechada, sendo também mais pesada, pois tem que suportar temperaturas mais frias e ventos mais fortes. Se você costuma acampar em bosques, em clima quente, a escolha devera recair sobre uma barraca com tela para proteger dos mosquitos e permitir maior ventilação. A Iglu é muito simples, barata e leve. A Canadense também oferece versões práticas. Sua barraca poderá durar mais de 20 anos, ou ficar inutilizada já no primeiro ano. Depende do cuidado


Cuide de sua barraca.

Piso: Observe cuidadosamente o local onde vai armar sua barraca, pois o piso pode ser perfurado por alguma pedra ou toquinho fino. Sem possível, aplaine o terreno, removendo os objetos pontiagudos.
Umidade e poeira: Jamais guarde uma barraca úmida. O bolor estraga o tecido, mesmo o mais resitênte. Portanto, deixa-a secar armada, ou totalmente aberta, depois de bem seca, se dispuser de um aspirador, aspire-a antes de guardar, ou escove-a para garantir a retirada da poeira.
Lavagem:  Use de preferência um pano molhado para limpar a barraca. Evite lavar com sabão ou produtos quimicos, pois prejudicam a ipermeabilização do tecido.
 Avaliação periódica:  Sempre que montar sua barraca, aproveite para descobrir e consertar algum eventual corte.
Zíper:  Não se esqueça que a barraca deve estar com o zíper fechado ao ser armada. Lubrifique-o de vez em quando.
Na hora de montar 1: Será necessário verificar a direção do ventoantes de montar a barraca, depois de armada, é preciso abrir canaletas para o escoamento da água da chuva.
Na hora de montar 2: A barraca deve ser esticada o suficiente para evitar que formem poças d'água no teto, mas, cuidado para não esticar de mais e estourar as costuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário